Depois de um bom tempo sem entender o porquê de algumas pessoas provenientes de famílias bem educadas simplesmente não terem absorvido a mesma etiqueta, cheguei à conclusão depois de algumas observações de que, para ser educado não basta receber a educação, precisa também querer absorvê-la. Como todo aprendizado, não basta ter acesso, você precisa querer aprender. Está aí o motivo de certas pessoas parecerem não pertencer à uma família quando trata-se de educação. A pessoa vive em um ambiente com pessoas que praticam a boa educação, porém não fazem questão de repetir as mesmas boas atitudes.
Pessoas assim são facilmente encontradas em todos os locais, em todos os círculos. Estão entre amigos, colegas de trabalho, vizinhos, colegas de classe, parentes, etc. Mas, basta saber lidar com elas que isso vira mais um detalhe entre tantos. Cada um age de uma forma, eu ignoro, e você ?
segunda-feira, 31 de março de 2008
Para ter educação é preciso pré-disposição
segunda-feira, 24 de março de 2008
Olhos arregalados
Qual o efeito da coação sobre o ser humano ? Medo ? Adrenalina ? Frustração ? Submissão ? Não sei. Talvez um pouco de cada coisa e mais algumas outras que misturando-se causam uma reação de temor com um toque de surpresa. E qual a sensação de coagir alguém ? Poder ? Controle ? Alegria ? Posse ? Respeito ? Também não sei. Mas deve ser algo bom para a pessoa, no caso de ela gostar de repetir tal ação.
Diariamente vejo pessoas serem coagidas por outras e o contrário também. Confesso que o papel de quem vê é realmente desagradável, mais ainda quando há uma dose de exagero. Por outro lado, é perceptível que, na maioria das vezes, para as partes envolvidas, tais ações não são explicitamente percebidas. O que torna a repetição do feito uma certa rotina.
Mas eu pergunto: poder, controle, alegria, posse, são facilmente aceitos. Mas até quando dá para tolerar doses diárias de medo, adrenalina, submissão ? Não sei a resposta certa, mas cada um tem a sua particular.
Diariamente vejo pessoas serem coagidas por outras e o contrário também. Confesso que o papel de quem vê é realmente desagradável, mais ainda quando há uma dose de exagero. Por outro lado, é perceptível que, na maioria das vezes, para as partes envolvidas, tais ações não são explicitamente percebidas. O que torna a repetição do feito uma certa rotina.
Mas eu pergunto: poder, controle, alegria, posse, são facilmente aceitos. Mas até quando dá para tolerar doses diárias de medo, adrenalina, submissão ? Não sei a resposta certa, mas cada um tem a sua particular.
Assinar:
Postagens (Atom)